[rev_slider ]
AGRONEGÓCIO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO DE GOIAS
A importância do agronegócio é indiscutível na economia brasileira, sendo o fator minimizador dos desequilíbrios das contas externas do País, confirmado pelo superávit registrado na balança comercial do setor em 2010, de 61,5 bilhões de dólares. Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, se não fosse considerado o agronegócio na composição do comércio internacional brasileiro, o déficit na balança ficaria em 41,3 bilhões de dólares.
O Estado de Goiás, com uma superfície de 340.086,698 km2, contou com uma área plantada de 4.607.412 hectares na safra 2009/2010. Com uma produção de grãos, oleaginosas e fibras superior a 13,6 milhões de toneladas, participando com cerca de 10,0% da produção nacional, destaca-se como o terceiro maior produtor de algodão do País, o sétimo produtor de arroz, quinto produtor de milho e feijão, quarto produtor de soja e primeiro produtor de sorgo granífero e tomate. Em relação à cana-de-açúcar, foi o quarto maior produtor dentre os estados da federação, com cerca de 47,7 milhões de toneladas destinadas à produção de açúcar e etanol.
No que tange à pecuária, merece destaque a condição de possuir o quarto maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 20,8 milhões de cabeças, a posição de quarto maior produtor de leite, com próximos 3,0 bilhões de litros/ano, além de ser o Estado com o maior rebanho bovino em área livre de aftosa com vacinação e o maior quantitativo bovino em confinamento.
O agronegócio estadual tem respondido nos últimos anos por cerca de 60,0 a 70,0% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo também responsável por 75,0% das exportações goianas, que, no ano de 2009 superaram o montante de 3,6 bilhões de dólares. Os principais produtos exportados foram do complexo soja (grão / farelo) seguido do complexo carnes (bovinos, aves e suínos). Trata-se de um setor que, nos últimos anos, esteve em franco desenvolvimento no Estado e que não se restringiu apenas ao crescimento da produção. Pode ser observado um aparato científico e tecnológico, juntamente com o estabelecimento de importantes agroindústrias em diversos municípios goianos. Destaca-se neste contexto a importância da agricultura familiar. Dos 146.461 estabelecimentos rurais cadastrados no Estado, 103.205, ou seja, 70,47% estão enquadrados na categoria familiar, considerando tão somente o parâmetro de até 4 módulos fiscais.
Fonte: www.emater.go.gov.br

bi1